quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ecologia: Conceito e importância. [P.1]


A ecologia foi tida inicialmente apenas como a ciência que estuda os ecossistemas. Depois da metade do século XX, esse conceito foi mudando, e se abrangendo em várias outras disciplinas. Não é mais somente o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.
Hoje, se vê muito falar da preservação ambiental, e a relação dessa, com o homem, que está destruindo-a, estamos falando então, em Ecologia Social, um conceito que diz que os problemas ambientais estão diretamente ligados aos problemas sócias.
Essa ciência está em fase avançada de crescimento, e isso é um fato bem lógico, até porque o homem está aumentando sua relação com o ecossistema. Com o contato que estamos tendo, isso pode acarretar em desequilíbrios ambientais, por causa da má forma de exploração dos recursos.
            Atualmente, 50% da população mundial vive nas cidades, e no Brasil esse número cresce para 80%, isso implica dizer que devemos melhorar o funcionamento dos sistemas naturais inseridos no meio urbano, estudar as árvores, lagos e áreas livres encontrado nas cidades para entender até que ponto eles são afetados pela poluição, globalização e urbanização.
            Por esses e diversos outros fatores, o estudo e desenvolvimento da Ecologia não é apenas importante, mas fundamental.

                                                                                                   Karl Vandesman

Nenhum comentário:

Postar um comentário